Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC certifica aeronave Embraer 500 – Phenom 100
 

Brasília, 9 de dezembro de 2008 – A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC entregou hoje à Embraer o Certificado de Homologação de Tipo (CHT) da aeronave Embraer 500, comercialmente conhecida pelo nome Phenom 100. A certificação representa que a aeronave cumpriu todos os requisitos de aeronavegabilidade exigidos pelas normas internacionais de aviação civil e que a ANAC comprova as condições desse jato operar com segurança.

O processo de certificação de uma nova aeronave é extremamente detalhado e por isso demanda um prazo extenso. O início da tramitação ocorreu em abril de 2005, quando a autoridade responsável ainda era o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e o pedido de homologação deu entrada em 30 de junho de 2006, já na ANAC. A equipe técnica que cuidou do projeto é a mesma desde o início e é composta por Inspetores de Aviação Civil (Inspacs), engenheiros, pilotos e pessoal de suporte. Foram avaliados mais de 700 documentos, além de realizadas reuniões técnicas, inspeções, acompanhamento de ensaios e aprovação de relatórios.

Entre as etapas de um processo de certificação – que segue as recomendações da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) – são testadas as condições de operação sob variações extremas de temperatura (calor intenso e neve), situações metereológicas adversas (como raios), a resistência à interferências eletro-magnéticas, a capacidade máxima de utilização dos motores, a velocidade mínima e máxima, a inflamabilidade dos componentes da aeronave e muitos outros itens. Somente após todas os ensaios realizados é que a ANAC pode garantir a segurança de operação de uma aeronave.

Aentrega do certificado aconteceu no Centro Histórico da Embraer, na sede da fabricante em São José dos Campos (SP), e a partir dessa data o Phenom 100 tem a chancela da ANAC para ser exportado e voar em qualquer país do mundo e no Brasil.

Clique aqui para acessar a cópia digitalizada do Certificado.

 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 09/12/08, às 19h45