Página Principal Sala de Imprensa
 

600 crianças de escolas públicas, Morro Santa Marta e Vila Aliança visitam a Feira Nacional de Aviação Civil
 

Brasília, 23 de julho de 2009 –  Cerca de 600 crianças irão realizar amanhã o sonho de conhecer de perto aviões, helicópteros e simulador de voo, na área do Aeroporto Santos Dumont. São alunos das escolas estaduais Clélia Nanci, de São Gonçalo, e Carmela Dutra, de Madureira, e também crianças das  comunidades do Morro Santa Marta, em Botafogo, e de Vila Aliança, em Bangu, que farão uma visita guiada à Feira Nacional de Aviação Civil, evento apoiado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Nesta sexta-feira, o evento estará restrito a elas e aos expositores e patrocinadores. No sábado e domingo, das 9h às 17h, a Feira é aberta ao público, com entrada gratuita e acesso pelo III Comando Aéreo Regional (Comar), em frente à subida da Perimetral.

As crianças vão conhecer o interior de um Boeing 737-800 da Gol e uma comissária vai ajudar a acomodá-los nas poltronas, apertar cintos e demonstrar o serviço como se estivessem em voo. No pátio do Santos Dumont, também irão conhecer  cerca de 30 aeronaves em exposição, incluindo um turbo-hélice ATR 72 da companhia aérea Trip, o Cessna Corvallis, da TAM Aviação Executiva, um helicóptero da Polícia Militar, um avião agrícola movido a álcool (Ipanema, da Embraer), aeronaves históricas e experimentais.

Outra atração será o simulador de voo: uma cabine de Boeing com todos os instrumentos onde as crianças podem entrar, assumir os lugares de piloto e co-piloto e tirar fotos. 

As agências de viagens também prepararam promoções para a Feira: a TAM Viagens dará descontos e a CVC irá sortear dois pacotes de viagens. 

No Pátio Asas da Criatividade, elas participarão de brincadeiras como a oficina de aviõezinhos de papel (que inclui uma pista de lançamento pra os testes de voo), desenhos de aviões pra pintar, liga-pontos, jogo da memória da aviação etc.

A Feira Nacional de Aviação é realizada pela empresa Sator e tem o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A diretora-presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira, fará a abertura do evento amanhã às 9h, juntamente com autoridades da Aviação e do Governo Estadual e da Prefeitura,  e também irá acompanhar a visita guiada das crianças. No sábado, Solange estará na Feira no acompanhando o trabalho no estande da ANAC e a visita do público.

 A Feira Nacional de Aviação tem ainda estandes de escolas de aviação, universidades e centros de treinamento, de companhias aéreas e agências de viagens. Um dos pontos altos da programação de palestras será com o jornalista da TV Globo e piloto William Waack, que falará sobre “A paixão de voar” no sábado, às 15h, também com entrada gratuita.

O evento conta com serviço de segurança, posto médico, sanitários e uma área de alimentação com cerca de 50 lugares. No local da Feira não há estacionamento, mas a organização do evento manterá três vans gratuitas circulando de 8h às 18h pelos estacionamentos subterrâneos da Cinelândia (em frente ao Cine Odeon) e da Av. Pres. Antonio Carlos (na esquina com Av. Pres. Wilson, na pracinha em frente ao prédio da Academia Brasileira de Letras). Há estacionamento também na Praça XV, junto às barcas, que fica bem próximo ao III Comar.

É permitida a entrada com câmera fotográfica e/ou de vídeo e também a entrada de alimentos. Não é permitido fumar em toda a área do evento. E no pátio de exposição de aeronaves os celulares deverão ficar desligados.

Feira Nacional de Aviação Civil

Abertura oficial: dia 24 de julho (sexta-feira), 9h. Programação restrita à profissionais do setor e visita guiada de cerca de 600 alunos de escolas públicas e das comunidades do Morro Santa Marta (Botafogo) e Vila Aliança (Bangu).

Aberta ao público: dias 25 e 26 de julho (sábado e domingo), das 9h às 17h, com entrada
gratuita (a organização aceitará doação de 1kg de alimento, para distribuição em entidades
beneficentes)

Local: Praça Marechal Âncora, 77 (em frente à subida da Perimetral) – III Comar – área do Aeroporto Santos Dumont (atenção: não há acesso pelo terminal de passageiros do aeroporto) 

Transporte: A organização do evento manterá vans circulando de 8h às 18h no sábado e  domingo para pegar e levar visitantes da Feira na Cinelândia (em frente ao Cinema Odeon) e na Av. Pres. Antonio Carlos (na esquina com a Av. Pres. Wilson), onde há estacionamentos subterrâneos.

 
Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.
 

Pubilcado em 23/07/09, às 14h29