Página Principal Sala de Imprensa
 
Aeroportos já tiveram 10 milhões de embarques e desembarques em dezembro
 

Brasília, 23 de dezembro de 2010 – Cerca de 10 milhões de embarques e desembarques já aconteceram no mês de dezembro de 2010 até as 12h de hoje. Até o dia 31, a expectativa é que o movimento de passageiros chegue a 14 milhões de embarques e desembarques, o que representa crescimento de 12% com relação a dezembro de 2009, quando foram 12,5 milhões. Somente no dia de hoje, a expectativa é de 500 mil.

Em 2010 o setor aéreo deverá encerrar o ano com crescimento de 25%. A estimativa é de 160 milhões de embarques e desembarques nos aeroportos brasileiros, dos quais cerca de 15 milhões em rotas internacionais.

Com a não realização da greve de aeroviários e aeronautas, os passageiros encontraram movimento normal nos principais aeroportos. No início do dia, algumas manifestações sindicais nos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Salvador afetaram parcialmente as operações, que estão sendo normalizadas ao longo do dia.

A ANAC agradece a todos os aeronautas e aeroviários que compareceram hoje ao trabalho para que cerca de meio milhão de brasileiros possam chegar até suas famílias” – afirma a diretora-presidente da Agência, Solange Paiva Vieira.

A ANAC também reforçou suas equipes de fiscalização, contando hoje com cerca de 160 inspetores em 11 aeroportos de todas as regiões brasileiras para garantir os direitos dos passageiros. Além disso, a Agência distribuiu 1 milhão de folhetos informativos com orientações sobre as viagens aéreas, disponíveis também na Internet: www.anac.gov.br/dicasanac

O Centro de Gerenciamento Aeroportuário, localizado no Aeroporto de Guarulhos, vem mostrando resultados efetivos nas operações do maior aeroporto do País, reduzindo significativamente o tempo gasto no check-in, vistoria de passaportes na Polícia Federal e inspeções da Receita Federal.

Criado neste ano, o Centro funciona 24 horas por dia, com profissionais da ANAC, Infraero, Polícia Federal e gestores de operações das principais companhias aéreas trabalhando de forma integrada. Ele será mantido após o período de fim de ano e, em 2011, a ideia é criar centros semelhantes em outros aeroportos internacionais no Brasil.

Até o dia 3 de janeiro, continua a operação especial da ANAC de fiscalização nos aeroportos e o monitoramento nos centros de operações das empresas” – completa a diretora-presidente da ANAC.


Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 

Publicado em 23/12/10, às 14h15


O conteúdo dessa página é de responsabilidade da Assessoria de Imprensa - ASIMP.