Página Principal
 
Tarifas Aéreas Domésticas
 

Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas

O Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas tem o objetivo de propiciar o acompanhamento das tarifas aéreas efetivamente vendidas ao público adulto em geral para viagens em território nacional e de subsidiar a realização de estudos sobre o transporte aéreo.

A sua primeira divulgação ocorreu em outubro de 2009, sob o nome de Relatório de Yield Tarifa, com dados do período de janeiro de 2002 a setembro de 2009.

Além do Relatório, estão disponíveis os valores com detalhamento por pares de Região e também por Unidade da Federação (UF) do país.

Consulte aqui o Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas, com os valores nacionais.

Consulte aqui os dados das tarifas aéreas domésticas comercializadas por pares de Região do país.

Consulte aqui os dados das tarifas aéreas domésticas comercializadas por UF do país.

Dúvidas, críticas e sugestões a respeito do Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas poderão ser registradas aqui ou por meio da central de atendimento 163.

 

Metodologia de Acompanhamento das Tarifas Aéreas Domésticas

Conheça aqui os critérios e os procedimentos de registro na ANAC das tarifas aéreas domésticas comercializadas, assim como os indicadores utilizados para o acompanhamento de mercado e a elaboração do Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas.


Histórico das Tarifas Aéreas Domésticas no Brasil

Veja aqui as informações sobre a flexibilização do regime tarifário do transporte aéreo doméstico no Brasil, iniciada no final da década de 80, por meio da implantação de bandas tarifárias, culminando na implantação do regime de liberdade tarifária no início deste século XXI.

 

Fatores que Afetam a Tarifa Aérea

Acesse aqui as informações que esclarecem as dúvidas mais frequentes sobre a precificação dos serviços de transporte aéreo. Entre elas: Por que os valores das tarifas aéreas oscilam a todo instante? Por que passageiros de um mesmo voo pagam tarifas aéreas diferentes?

 

10 Anos de Liberdade Tarifária no Transporte Aéreo Doméstico

Em 21 de novembro de 2012, a ANAC promoveu o seminário denominado 10 Anos de Liberdade Tarifária no Transporte Aéreo Doméstico, com o objetivo de apresentar e debater, entre outros aspectos, a evolução dos preços do transporte aéreo doméstico de passageiros na primeira década de vigência do regime de liberdade tarifária.

Consulte aqui mais informações sobre o seminário, tais como: programação, palestrantes, apresentações, conclusões, entre outras.

 
Página Atualizada em 21/12/15, às 18h
 
 

O conteúdo dessa página é de responsabilidade da Superintendência de Padrões Operacionais - SPO.