APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< delta | demanda de tráfego aéreo | densidade de tráfego do aeródromo >>
Back to: "D"

demanda de tráfego aéreo
Definição1
O número de aeronaves que requisitam os serviços do sistema ATM em um dado período de tempo.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-22: serviço de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3476. Acesso em: 08 out. 2014.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2444. Acesso em: 15 ago. 2011.
Nota adicional1
Para garantir que a segurança não será comprometida, sempre que se prever que a demanda de tráfego em um espaço aéreo ou em um aeródromo excederá a capacidade ATC disponível, medidas deverão ser implementadas para regular adequadamente a demanda de tráfego.
Nota adicional2
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
3.6.2 BALANCEAMENTO DE DEMANDA E CAPACIDADE (DCB)   3.6.2.1 Em condições normais de operação, o Sistema ATM deverá dispor de capacidades suficientes para atender à demanda de tráfego aéreo, normal ou sazonal, em seus perfis ótimos de voo, garantindo o cumprimento dos horários previstos de pouso e decolagem. Desta forma, a infraestrutura de navegação aérea relacionada ao ATM (CNS, MET, AIS, Automatização ATC) e os recursos humanos associados serão disponibilizados, qualitativa e quantitativamente, para a operação adequada do sistema.
Subárea
Tráfego Aéreo
Broader Term
tráfego aéreo