APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

aeroporto
Definição1
Aeroporto significa um aeródromo público dotado de edificações, instalações e equipamentos para apoio às operações de aeronaves e de processamento de pessoas e/ou cargas. Quando destinado exclusivamente a helicópteros, recebe denominação de “heliporto”.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Aeródromo público dotado de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves, embarque e desembarque de pessoas e cargas.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 111: Programa Nacional de Controle da Qualidade em Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita. Brasília, 2010. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição3
Extensão de terra ou água adaptada para o pouso e decolagem de aeronave e que possui instalações para o seu abrigo, suprimento e reparo. É um local usado para receber ou embarcar regularmente passageiros ou carga aérea. O termo militar corrente para aeroporto é aeródromo.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição4
Consideram-se aeroportos os aeródromos públicos, dotados de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Aviação civil: Código Brasileiro de Aeronáutica. Rio de Janeiro: DAC, [1986]. 82 p.
Nota adicional1
Sigla em inglês: AP.
Nota adicional2
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
Art. 4º Em caso de atraso no aeroporto de escala ou de conexão por mais de 4 (quatro) horas, o transportador deverá oferecer as seguintes alternativas ao passageiro:   I - a reacomodação: a) em voo próprio ou de terceiro, que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino, na primeira oportunidade; b) em voo próprio, a ser realizado em data e horário de conveniência do passageiro;
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Subárea2
administração aeroportuária
alerta de bomba
ameaça de bomba
área alfandegada
área de armazenamento de bagagem
área de carga
área de despacho de passageiro
área de processamento de bagagem
área estéril
área operacional do aeroporto
Autorização de Trânsito Interno de Veículos
credencial aeroportuária
credencial de tripulante
credencial oficial
inspeção aeroportuária
Narrower Term
aeroporto alternativo
aeroporto coordenado
aeroporto internacional
aeroporto não coordenado
Imagem

 Ruzyne International airport (Prague, Czech Republic), terminal North, a new terminal building under construction (June 2003).

Ruzyne International airport (Prague, Czech Republic), terminal North, a new terminal building under construction (June 2003).

Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:LKPR_sever_2003.jpg