APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

configuração limpa
Definição1
Avião com flapes, trem de pouso, spoilers, etc., recolhidos.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Fonte2
EMBRAER. Technical dictionary english-portuguese. [São José dos Campos], 2001.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC-N 06/14: aproximações visuais e decolagens com separação visual para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR). Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://servicos.decea.gov.br/arquivos/publicacoes/107bacfa-8 871-445b-9e5c8df2a6f3b21e.pdf?CFID=017be123-6cec-47b3-adca-4 8992b66bf10&CFTOKEN=0. Acesso em: 15 maio 2014.
Contexto
3.1 A força do vórtice de esteira de turbulência depende do peso, velocidade, e da forma da asa da aeronave geradora. As características do vórtice de qualquer aeronave também podem ser alteradas pela extensão de flaps ou de outros dispositivos de configuração de asa, bem como pela mudança de velocidade. No entanto, como o fator de base é o peso, a força do vórtice aumenta proporcionalmente ao mesmo. Foram registrados picos de velocidade tangencial do vórtice de mais de 300 pés por segundo. A maior força do vórtice ocorre quando a aeronave geradora está pesada, em configuração limpa, e em baixa velocidade.