APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

combustor
Definição1
Num motor a jato, é o dispositivo que tem por função injetar combustível dentro do sistema de combustão, na forma de uma aspersão vaporizada ou atomizada, a fim de garantir sua rápida queima; neste sentido, o bico queimador é também chamado de spray nozzle.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Definição2
Dispositivo para injetar um borrifo de combustível dentro da câmara de combustão,podendo ser de tipo orifício fixo ou variável. Na prática americana, o termo pode-se referir a toda a câmara de combustão.
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15971-4: aeronáutica – vocabulário – parte 4: propulsão aeronáutica. Rio de Janeiro, 2011. 44 p.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 34: requisitos para drenagem de combustível e emissões de escapamento de aviões com motores a turbina. Brasília, 2013. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC34EMD04.PDF. Acesso em: 15 jan. 2014.
Contexto
Razão de pressão nominal (rPR) significa a razão entre a pressão de entrada do combustor e a pressão de entrada do motor alcançada por uma operação do motor na potência de saída nominal.
Related Term
bico de gás
griseta
lamparina
queimador