APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "H"

helicóptero
Definição1
Helicóptero significa uma aeronave de asa rotativa que depende principalmente de seus rotores, movidos a motor, para deslocamentos horizontais.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. Disponível em : . Acesso em: 17 fev. 2011.
Definição2
Aeronave de asas rotativas cuja sustentação provém de um ou mais rotores acionados por motores.
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC-N 06/14: aproximações visuais e decolagens com separação visual para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR). Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://servicos.decea.gov.br/arquivos/publicacoes/107bacfa-8 871-445b-9e5c8df2a6f3b21e.pdf?CFID=017be123-6cec-47b3-adca-4 8992b66bf10&CFTOKEN=0. Acesso em: 15 maio 2014.
Contexto
8 HELICÓPTEROS   8.1 Em um voo pairado ou em um táxi lento perto da superfície, o rotor(es) principal de um helicóptero gera ventos descendentes, produzindo vórtices que se afastam em alta velocidade para uma distância de aproximadamente três vezes o diâmetro do rotor. Quando este fluxo descendente do rotor atinge a superfície, os vórtices resultantes que se afastam do helicóptero têm características comportamentais semelhantes aos vórtices de ponta de asa produzidas por aeronaves de asa fixa. No entanto, a circulação de vórtice é para fora, para cima, ao redor, e para longe do rotor(es) principal em todas as direções. Pilotos de aeronaves de pequeno porte devem evitar operar dentro de três diâmetros de rotor de um helicóptero em voo pairado ou táxi lento. Quando se deslocam para a frente, os helicópteros decolando ou se aproximando produzem um par de vórtices fortes de alta velocidade semelhantes aos vórtices de ponta de asa das aeronaves de asa fixa de grande porte. Pilotos de aeronaves de pequeno porte devem ter cuidado quando operando atrás ou cruzando por trás de helicópteros que se aproximam ou que partem
Subárea
Aeronaves de Asas Rotativas
Broader Term
aeronave mais pesada que o ar
Narrower Term
helicóptero IFR sob capota
Imagem

 Helicóptero Bell 206 Jet Ranger do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD).

Helicóptero Bell 206 Jet Ranger do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD).

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:LAPD_Bell_206_Jetranger.jpg