APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

centro de gravidade
Definição1
Ponto de um corpo no qual temos o equilíbrio, cuja força resultante age sobre ele; (CG) Ponto da estrutura do avião onde agem todas as forças combinadas.
Fonte1
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Definição2
Ponto da estrutura do avião onde agem todas as forças combinadas.
Fonte2
MONDEY, David; TAYLOR, Michael. Nova enciclopédia ilustrada da aviação. Lisboa: Estampa, 2001. 560 p.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 061-1003: verificação de perícia para concessão de licenças e habilitações. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC061_1003.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Contexto
Procedimentos pós-lançamento   O examinando deve manter o vôo nivelado e estabilizado após a saída dos pára-quedistas e a conseqüente mudança de centro de gravidade da aeronave, agravada pela quan- tidade de pessoas que saltam ao mesmo tempo e as características da aeronave. Após o lançamento o piloto deve manter a altura mínima de saída dos pára-quedistas, fazendo um novo circuito para outra passagem sobre a zona de lançamento ou iniciando uma descida suave para pouso evitando a área onde os pára-quedistas efetuam as suas manobras no ar.
Subárea
Aeronavegabilidade