APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

categoria B
Definição1
Categoria B significa, referindo-se a aeronaves de asas rotativas categoria transporte, uma aeronave de asas rotativas monomotoras ou uma aeronave de asas rotativas multimotora que não atende totalmente aos padrões de categoria A, não possuindo capacidade assegurada de voar com falha de um motor e nais quais a probabilidade de pouso em local não pré-programado e adequado deve ser considerada.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil).
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3507: normas e procedimentos para a confecção e aprovação de listas mestras de equipamentos mínimos (MMEL) e de listas de equipamentos mínimos (MEL). Rio de Janeiro, 1998. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3507.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Contexto
a. Itens em excesso. Para componentes ou sistemas em excesso em relação àqueles requeridos para operações normais, intervalos de categoria C podem ser usados. Por exemplo, caso um sistema de alerta de altitude seja requerido pelo RBHA e esteja na categoria B, porém existam dois sistemas instalados, a falha de um desses sistemas pode ter retardada sua correção por 10 dias (categoria C); A falha do segundo sistema implica, evidentemente, na necessidade de ação corretiva de pelo menos um sistema antes do próximo vôo.
Subárea
Aeronaves
Broader Term
categoria