APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< densidade do ar | Departamento de Controle do Espaço Aéreo | deriva >>
Back to: "D"

Departamento de Controle do Espaço Aéreo
Definição1
Órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelas atividades de controle do tráfego aéreo, busca e salvamento, meteorologia, cartografia aeronáutica e atividades afins.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda 02. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/RBAC01EMD02.PDF. Acesso em: 30 jun. 2014.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 121-10: inspeções de segurança operacional do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3312. Acesso em: 11 mai. 2016.
Nota adicional1
sigla em Português: DECEA
Contexto
As inspeções no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) avaliarão o nível de implementação dos elementos críticos de um sistema de vigilância da segurança operacional e das provisões constantes dos Anexos à Convenção de Aviação Civil Internacional e de documentos complementares, com base nos pertinentes Protocolos de Auditoria da OACI.
Subárea
Autoridade Aeronáutica
Narrower Term
Centro de Controle de Área
Centro de Controle do Tráfego Aéreo em Rota
Centros de Coordenação de Salvamento Conjuntos