APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

cilindro
Definição1
Parte do motor em forma cilíndrica, oca, no interior da qual se desloca o êmbolo e onde tem lugar a inflamação da mistura ar-combustível dos gases para a produção do trabalho. Cada cilindro possui pelo menos duas válvulas, uma de admissão e uma de escapamento; e uma ou duas velas. Podem ser de arrefecimento direto (e então possuem uma série de aletas para aumentar a superfície de irradiação do calor) e de arrefecimento indireto (possuem uma camisa externa, circulando entre esta e o cilindro líquido de arrefecimento). Os cilindros são ainda classificados quanto à forma da câmara de combustão, à forma da cabeça, etc. Quanto à forma da câmara de combustão, são classificados I, em L, em T, Ricardo, etc. O cilindro em I, geralmente chamado de válvula na cabeça, é quase universalmente empregado nos motores de aviação. os cilindros podem ser de construção unitária ou em bloco. Quanto à forma, v. câmara de combustão.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC121EMD00CONS2010NOV .PDF. Acesso em: 18 fev. 2011.
Contexto
121.307 – INSTRUMENTOS DO MOTOR A menos que a ANAC permita ou requeira instrumentação diferente para aviões com motores a turbina para prover segurança equivalente, ninguém pode conduzir qualquer operação segundo este regulamento sem os seguintes instrumentos do motor: (a) um indicador da temperatura do ar no carburador para cada motor; (b) um indicador da temperatura da cabeça do cilindro para cada motor resfriado a ar; (...)
Subárea
Motores
Related Term
cabeça do cilindro
câmara de combustão