APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

cabeça do cilindro
Definição1
Parte do corpo do cilindro que cobre uma de suas extremidades. A cabeça do cilindro em geral contém as válvulas de admissão e de escape, os assentos das válvulas, velas de ignição, etc.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Definição2
Parte superior do cilindro que constitui a câmara de combustão de formato peculiar, contendo alojamentos para válvulas (admissão e escapamento), orifícios (escapamento, admissão, vela(s) e aletas de refrigeração).
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15971-4: aeronáutica – vocabulário – parte 4: propulsão aeronáutica. Rio de Janeiro, 2011. 44 p.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC121EMD00CONS2010NOV .PDF. Acesso em: 18 fev. 2011.
Contexto
121.307 – INSTRUMENTOS DO MOTOR A menos que a ANAC permita ou requeira instrumentação diferente para aviões com motores a turbina para prover segurança equivalente, ninguém pode conduzir qualquer operação segundo este regulamento sem os seguintes instrumentos do motor: (a) um indicador da temperatura do ar no carburador para cada motor; (b) um indicador da temperatura da cabeça do cilindro para cada motor resfriado a ar; (c) um indicador de pressão do combustível para cada motor; (d) um fluxômetro de combustível ou indicador de mistura de combustível para cada motor não equipado com um controle automático de mistura com a altitude; (...)
Subárea
Motores
Related Term
cilindro
Imagem