APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "B"

briefing
Definição1
Palavra de origem inglesa amplamente usada na aviação que significa verbalização dos procedimentos a serem executados durante uma missão, que tenham sido planejados a priori, e o que se espera da atuação e participação de cada um.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 060-1002A: treinamento em gerenciamento de recursos de equipes (corporate resource management - CRM). Rio de Janeiro, 2005. (Instrução de Aviação Civil)
Definição2
Checagem entre tripulantes para o estabelecimento prévio dos procedimentos e manobras de voo.
Fonte2
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Definição3
Atividade didática da missão caracterizada pela explanação oral, por parte do instrutor de voo, dos exercícios a serem desenvolvidos na missão.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 061-1003: verificação de perícia para concessão de licenças e habilitações. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC061_1003.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MMA 58-4 - Manual de curso de piloto privado-helicóptero. Rio de Janeiro, 1995. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/manualCursos.asp. Acesso em: 05 nov. 2014.
Contexto
Proficiência aceitável: o examinando deve efetuar a rolagem zelando para que sejam evitados obstruções e danos a pessoas e ao avião, mantendo-se numa velocidade compatível com a segurança do tráfego. O briefing deve ser feito de maneira clara, não deixando dúvidas quanto aos procedimentos de emergência a serem adotados em caso de falha do motor após a decolagem.
Subárea
Capacitação