APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "B"

bordo de fuga
Definição1
Bordo posterior de um aerofólio, do membro da estrutura aí localizado, de um montante ou de uma hélice.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição2
a) a parte traseira de um aerofólio ou outro corpo em movimento através do ar; b) a parte traseira da estrutura de um aerofólio.
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 29 abr. 2015.
Contexto
Quando meios mecânicos para controle dos comandos não existirem, o indicador de posição do compensador na cabine deve ser gravado. As posições dos flapes de bordo de fuga e dos controles na cabine devem ser amostradas alternadamente a intervalos de 4 segundos, de modo a prover uma amostra a cada 0,5 segundos.
Subárea
Estrutura da Aeronave
Imagem

 Borde salida del ala de um Grumman American AA-1, en el que se pueden ver el alerón desplazado hacia abajo y después el flap.

Borde salida del ala de um Grumman American AA-1, en el que se pueden ver el alerón desplazado hacia abajo y después el flap.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:AmericanAviationAA-1YankeeC-FBVQrefueling01.jpg?uselang=es