APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "D"

debriefing
Definição1
Atividade didática da missão caracterizada pela explanação oral, por parte do instrutor de voo, dos exercícios da missão recém-realizada, quando são comentados os erros e acertos e recomendados procedimentos para prevenir possíveis erros futuros.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MMA 58-4 - Manual de curso de piloto privado-helicóptero. Rio de Janeiro, 1995. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/manualCursos.asp. Acesso em: 05 nov. 2014.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 060-1002A: treinamento em gerenciamento de recursos de equipes (Corporate Resource Management - CRM). Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC060_1002A.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Contexto
USO DA CRÍTICA/DEBRIEFINGS Mostrar o valor da revisão, do feedback , da crítica e da autocrítica das decisões e ações que se focalizam no processo e nas pessoas envolvidas. Uma das melhores técnicas para reforçar práticas operacionais é o debriefing das atividades, comparando procedimentos apropriados e inapropriados, como forma de fixar os primeiros e aprimorar a segurança das operações em futuras ocorrências (destacando-se os acontecimentos ocorridos).
Subárea
Capacitação