APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "B"

bequilha
Definição1
Parte do trem de pouso destinada a suportar o peso da parte traseira da fuselagem quando o avião está no solo.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MCA 58-3: manual do curso piloto privado - avião. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/arquivos/pdf/MCA58-3.pdf. Acesso em: 12 set. 2011.
Contexto
j) Decolagem e pouso em pista de piso mole - A corrida de decolagem deve ser feita com um ângulo de ataque relativamente alto, para aliviar o máximo possível o peso das rodas principiais. - A roda do nariz ou a bequilha (roda da cauda) deve ser levantada e mantida no ar o mais cedo possível. - O avião deve flutuar com a velocidade mínima de controle (aproximadamente a velocidade de estol sem motor) e o ângulo de ataque deve, então, ser suavemente reduzido (aliviado), para atingir a velocidade de melhor ângulo de subida, assim que o avião ganhar alguns pés de altura acima da superfície. - Os pousos em pistas com piso mole devem ser realizados com o avião tocando o solo a uma velocidade tão baixa quanto possível e mantendo- se a cauda baixa o mais cedo possível na corrida. - Os flapes devem ser usados nos pousos e decolagens, tanto em campo curto quanto em pista com o piso mole, de acordo com as recomendações do manual de vôo do avião. Proficiência aceitável: o candidato deve conduzir o avião obedecendo aos seguintes parâmetros: • velocidade de saída do solo: não deve exceder a velocidade de estol; e • velocidade de subida: variação máxima de ±5 mph em relação à velocidade de melhor razão de subida recomendada.
Subárea
Estrutura da Aeronave