APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

antena direcional
Definição1
Antena de feixe dirigido, na qual se emprega uma antena básica e se usam diversos elementos com o fim de concentrar a irradiação em determinadas direções previamente fixadas. Em outras palavras, é uma antena em que a grandeza da energia irradiada não é a mesma em todas as direções.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MANINV-BRASIL: manual brasileiro de inspeção em voo. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4048. Acesso em: 03 set. 2014.
Contexto
Um rádio farol não direcional (NDB) de baixa e média frequências transmite sinais não direcionais, por meio dos quais o piloto de uma aeronave adequadamente equipada, com uma antena direcional e receptor, pode determinar seu rumo para esse auxílio e navegar em sua direção. Esses auxílios operam na faixa de frequência de 190 a 490 kHz e de 1.705 a 1800 kHz e transmitem uma portadora contínua manipulada com modulação de 400 Hz ou 1.020 Hz, para prover identificação em Código Morse.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Subárea2
antena dirigida
Broader Term
antena