APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< identificação da aeronave | identificação do perigo da fauna | identificação radar >>
Back to: "I"

identificação do perigo da fauna
Definição1
Significa o documento que apresenta uma abordagem preliminar do perigo da fauna, na qual são identificadas as espécies de fauna presentes no aeródromo e no seu entorno que provocam risco às operações aéreas, bem como os principais focos de atração e as medidas para a redução do risco.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 164: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Gerenciamento do risco da fauna nos aeródromos públicos. Brasília, 2014. Disponível em http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC164EMD00.pdf. Acesso em: 08 jul. 2015.
Contexto
Da Análise do Risco de Colisão com Fauna – ARF 5.2.1 A Análise do Risco de Colisão com Fauna – ARF é um instrumento de responsabilidade do operador do aeródromo e tem como finalidade identificar quais são as espécies que provocam maior risco às operações aéreas em um determinado aeródromo. 5.2.2 A ARF deve ser aplicada quando da elaboração de uma Identificação do Perigo da Fauna – IPF, e sempre que o Programa de Gerenciamento do Risco da Fauna – PGRF do aeródromo for atualizado, conforme preconizado pelo parágrafo 164.13(d) e pela seção 164.35 do RBAC 164.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária