APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< compressor de fluxo axial | comprimento básico de pista de aeronave | comprimento característico da câmara >>
Back to: "C"

comprimento básico de pista de aeronave
Definição1
Comprimento mínimo de pista necessário para a decolagem com peso máximo de decolagem certificado, ao nível do mar, em condições atmosféricas normais, ar parado e declividade nula de pista, conforme apresentado no manual de voo da aeronave, determinado pela autoridade de certificação ou nas informações equivalentes do fabricante da aeronave. Comprimento básico de pista significa o comprimento balanceado de pista para aeronaves, quando aplicável, ou o comprimento de pista para decolagem, em outros casos.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC154EMD00.PDF. Acesso em: 18 fev. 2011.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-19: análise de obstáculos em zonas de proteção de aeródromos, helipontos, e auxílios à navegação aérea. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2536. Acesso em: 16 ago. 2011.
Contexto
7.1 Nas situações em que o código de referência do aeródromo não tiver sido aprovado pela ANAC para os aeródromos públicos, deverá ser utilizado o código de pista obtido em função do cálculo do comprimento básico da pista. Para esses casos, o cálculo das dimensões da faixa de pista deverá seguir o previsto no RBAC 154 da ANAC.
Subárea
Infraestrutura Aeronáutica