APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

aeronave crítica
Definição1
Aeronave em operação, ou com previsão de operar em um aeródromo, que demande os maiores requisitos em termos de configuração e dimensionamento da infraestrutura aeroportuária, em função de suas características físicas e operacionais.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 153: aeródromos - operação, manutenção e resposta à emergência. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC153EMD00.pdf. Acesso em: 20 ago. 2014.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC139EMD00.PDF. Acesso em: 18 fev. 2011.
Contexto
139.503 – ESTUDOS AERONÁUTICOS (a) Definição. O Estudo Aeronáutico constitui-se em análise do impacto de uma inconformidade das características físicas e operacionais do aeródromo em relação aos padrões especificados no RBAC 154 ou na legislação aeronáutica brasileira, visando estabelecer procedimentos alternati- vos que garantam o mesmo nível de segurança para as operações da aeronave crítica. Esse estudo deve fornecer todos os elementos para que a ANAC avalie a viabilidade quanto à adoção de des- vios da legislação aplicável, compreendendo a análise dos seguintes riscos:   (1) colisão com outras aeronaves, veículos ou objetos;   (2) saída de aeronaves de superfícies pavimentadas; e   (3) perigo de ingestão em motores.
Subárea
Aeronaves
Broader Term
aeronave