APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "G"

gerenciamento de risco da segurança operacional
Definição1
Significa um processo contínuo que inclui a identificação de perigos, realização de análise das conseqüências dos perigos, avaliação dos riscos decorrentes do perigo identificado, proposição de ações de mitigação do risco ou eliminação do perigo e avaliação da eficácia das ações propostas. É a identificação, avaliação, eliminação do perigo e/ou mitigação dos riscos que ameaçam a segurança operacional relacionada às operações.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 153: aeródromos - operação, manutenção e resposta à emergência. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC153EMD00.pdf. Acesso em: 20 ago. 2014.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-22: programa de vigilância da segurança operacional do serviço de navegação aérea. Disponível em: http://publicacoeresolução
Contexto
2.3.3 O DECEA e os PSNA devem considerar os resultados das investigações de acidentes e incidentes realizadas pelo CENIPA, para o processo de gerenciamento de risco da segurança operacional.
Subárea
Segurança Operacional