APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< SIGMET | simulação de operação em rota | simulador de voo >>
Back to: "S"

simulação de operação em rota
Definição1
Significa uma simulação, conduzida em equipamento de treinamento apropriado, utilizando situações de voo orientadas para o aspecto operacional, capaz de reproduzir com exatidão a interação entre os tripulantes técnicos e deles com os comissários, o despacho operacional, o controle de tráfego aéreo e o pessoal de apoio de rampa. Simulações de operação em rota são conduzidas para treinamento e exames, incluindo procedimentos normais, anormais e de emergência. As simulações de operação em rota incluem especificamente: (i) o Treinamento Orientado para Operações em Rota (LOFT); (ii) o exame orientado para operações em rota; e (iii) outros treinamentos operacionais especiais
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 142: certificação e requisitos operacionais: centros de treinamento de aviação civil. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC142EMD00.pdf. Acesso em: 24 jun. 2014.
Contexto
(d) O gestor responsável do detentor de certificado de CTAC deve assegurar-se que: (1) não sejam utilizados nos dispositivos de treinamento para simulação de voo, durante o(s) exame(s), recursos tais como: “freeze”, “slow motion” ou reposicionamento; exceto se necessário para otimizar o(s) exame(s); e (2) o recurso de reposicionamento seja utilizado somente para avançar de um ponto ao longo de uma rota para o ponto que inicia a fase de descida e aproximação, durante uma simulação de operação em rota para LOFT ou exame orientado para operações em rota.
Subárea
Navegação Aérea