APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< sistema de gerenciamento da segurança | Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional | sistema de gerenciamento de voo >>
Back to: "S"

Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional
Definição1
Significa um conjunto de ferramentas gerenciais e métodos organizados de maneira a apoiar as decisões que devem ser tomadas com relação ao risco relativo às atividades diárias. Inclui a estrutura organizacional; as responsabilidades (accountabilities); os procedimentos e processos; e as medidas necessárias à implementação das diretrizes para o gerenciamento da segurança operacional.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 137: certificação e requisitos operacionais - operações aeroagrícolas. Certificação e requisitos operacionais: operações aeroagrícolas. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2012.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 63-3: diretriz para implantação de sistemas de gerenciamento da segurança operacional (SGSO) no SISCEAB. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/view.cfm?id=2440. Acesso em: 12 set. 2011.
Contexto
Após um processo de estudos e consulta aos seus Estados Contratantes, a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) implantou emenda ao Anexo 11 à Convenção de Chicago – Serviços de Tráfego Aéreo, requerendo o estabelecimento de um Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) pelos provedores de serviços de tráfego aéreo. Mais adiante, as exigências de SGSO descritas no Anexo 11 foram detalhadas pela OACI no Doc 4444 - Gerenciamento de Tráfego Aéreo. Finalmente, no ano de 2006, foi publicada a primeira edição do Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional – Doc 9859.
Subárea
Segurança Operacional
Broader Term
sistema de gerenciamento da segurança