APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "T"

tubo pitot
Sinônimo - Português
tubo de Pitot
Definição1
Tubo cilíndrico com uma extremidade aberta que é apontada contra o fluxo (isto é, de modo que o ar vá de encontro ao instrumento aprovado, ou seja, de frente). Quando a aeronave estiver voando a menos de 200 nós o instrumento mede o impacto da pressão. Quando usado em aviões está em geral associado tanto a um tubo co-axial fechado envolvendo-o, como a um tubo fechado situado junto ou paralelo a ele, sendo a combinação denominada de tubo estático de pitot. O tubo associado tem perfurações dos lados de modo que está sujeito à pressão estática quando diferente da pressão de impacto. A velocidade do fluido pode ser determinada partindo-se da diferença entre a pressão de impacto e a pressão estática, quando indicada por um medidor conveniente. Na terminologia comum, a combinação estática do pitot, como acima, é muitas vezes denominada simplesmente pitot.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Subárea
Estrutura da Aeronave
Broader Term
tubo
Imagem

 Aircraft use pitot tubes to measure airspeed. The example in this photo combines a pitot tube with a static port and an angle-of-attack vane.

Aircraft use pitot tubes to measure airspeed. The example in this photo combines a pitot tube with a static port and an angle-of-attack vane.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Airspeed_p1230157.jpg