APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "V"

variação
Definição1
1. Diferença angular num ponto dado entre o norte verdadeiro e o norte magnético, expressa como o número de graus em que o norte magnético é deslocado este ou oeste a partir do norte verdadeiro. É o ângulo a ser adicionado algebricamente às direções verdadeiras para se obter as direções magnéticas. 2. Ângulo horizontal contido entre o meridiano magnético e o meridiano geométrico e é também chamado de declinação magnética. A declinação, contudo, está sujeita a pequenas variações no decorrer do dia, primeiro para este e depois para oeste. Estas pequenas variações são chamadas de variações magnéticas. Há além disto, a variação secular que é aquela que se estende por um longo período.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MACAR: manual de confecção de cartas aeronáuticas. Cartas VFR. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=4015. Acesso em: 09 jun. 2014
Contexto
10.6.4 DECLINAÇÃO MAGNÉTICA 10.6.4.1 As linhas isogônicas serão apresentadas em linhas tracejadas e a variação será colocada, sempre que possível, em três posições ao longo da linha: início, meio e fim. 10.6.4.2 A variação colocada no centro da linha poderá ser deslocada, para não ser confundida com outra informação aeronáutica mais importante.
Imagem

 Variação.

Variação.

Fonte: FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. Helicopter flying handbook (FAA-H8083-21A). Washington, DC: FAA, 2012.