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trem de pouso retrátil
Definição1
Tipo de trem-de-pouso que pode ser recolhido para dentro do corpo ou das asas de uma aeronave enquanto ela estiver em vôo, a fim de reduzir a resitência aerodinâmica parasita. É operado por um mecanismo que pode ser por meios hidráulicos, elétricos, sem-fim ou engrenagens; ou então a combinação de alguns ou de todos eles. Prevê-se um comando manual em conjunto à operação elétrica ou hidráulica como uma precaução de segurança. Travas, comandadas da cabina, fornecem o travamento do trem na posição baixada e todos os melhores modelos de trem também fornecem algum tipo de indicador para alertar se o trem está baixado ou levantado.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 06 mai. 2016.
Contexto
Aviões com trem de pouso retrátil e com flapes de asa devem ser equipados com um dispositivo de alarme que funcione continuamente quando os flapes de asa estiverem baixados para uma posição que ative o dispositivo de alarme, provendo um alarme adequado antes do pouso, quando usando os procedimentos normais de pouso, caso o trem de pouso não se encontre totalmente baixado e travado.
Subárea
Estrutura da Aeronave
Subárea2
trem de pouso escamoteável
Imagem

 A TUIfly Boeing 737-7K5 (D-AHXG) showing open retracted landing gear.

A TUIfly Boeing 737-7K5 (D-AHXG) showing open retracted landing gear.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:737under.jpg