APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "S"

slot
Definição1
Horário estabelecido para o sobrevoo de um fixo de posição ou para a realização de uma operação de pouso ou decolagem. Na prática, em virtude das variáveis típicas das operações aéreas, o slot é entendido como uma "janela de tempo" - por exemplo, um período da ordem de 5 minutos antes até 10 minutos depois do horário estabelecido. No Brasil, também foi instituído o "slot de oportunidade", destinado à operação de decolagem ou pouso de uma aeronave em aeroporto coordenado que, em razão de sua não utilização, pode ser atribuído a outra aeronave. A ANAC, por sua vez, definiu o slot como "horário estabelecido para uma aeronave realizar uma operação de chegada (calço) ou uma operação de partida (descalço) em um aeroporto coordenado"
Fonte1
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Ato de Resolução n. 2, de 03 de julho de 2006. Aprova o Regulamento Sobre a Alocação de Horários de Chegadas e Partidas de Aeronaves em Linhas Aéreas Domésticas de Transporte Regular de Passageiros, nos aeroportos que menciona, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2006. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/resolucao/resolucao2.pdf. Acesso em: 24 jun. 2015
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
§1º. A cada par de slot escolhido pela concessionária, a mesma deverá informar ao Presidente da Comissão qual será a freqüência referente aos dias da semana de utilização dos pares de slots escolhidos. §2º. Para os efeitos do disposto no parágrafo anterior as freqüências não escolhidas permanecerã o dispon í veis para alocação. §3º. Após a escolha do terceiro slot, a concessionária entrante passará a ocupar a primeira posição na grade de rodízio das concessionárias que atuam no aeroporto.
Related Term
grade de rodízio
processo de alocação
rodízio
Narrower Term
par de slots
slot disponível
slot não utilizado
slot utilizado