APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "S"

sistema global de navegação por satélite
Definição1
O sistema global de navegação por satélite é definido como uma constelação de satélites que permite determinar o posicionamento e localização de um veículo ou receptor em qualquer lugar do globo, seja em terra, mar ou ar. O GNSS atual é constituído pelas constelações existentes do GPS e GLONASS, além dos sistemas de aumentação e das bases de dados de navegação. Futuramente, a partir de sua operacionalização efetiva, o Galileo também será parte componente do GNSS, assim como, possivelmente, o sistema Compass, em desenvolvimento sob égide chinesa.
Fonte1
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 21-013: instruções para obtenção de aprovação de instalação de equipamentos GNSS (Global Navigation Satellite Systems) stand alone para operações VFR e IFR PBN (Performance-Based Navigation). Instruções para obtenção de aprovação de instalação de equipamentos GN. Brasília, 2012. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS21-013A.PDF Acesso em: 11 out.2013.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: controle do espaço aéreo - concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3678. Acesso em: 08 out. 2014.
Contexto
5.2.1 O sistema de navegação no espaço aéreo sob jurisdição brasileira deverá propiciar condições para uma navegação segura, adequada aos interesses nacionais e uma relação equilibrada entre demanda e capacidade. Para tanto, deverão ser consideradas as condições meteorológicas predominantes em cada região, assim como a densidade de tráfego aéreo, incluindo operações em Rota, em TMA, aproximação e pouso. Além disso, dever-se-á aprimorar a integridade, exatidão e desempenho, utilizando-se o conceito da Navegação Baseada em Performance (PBN) e os sensores do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS).
Subárea
Navegação Aérea
Imagem

 La animación muestra la constelación de satélites Galileo, cómo orbitan alrededor de la Tierra y cuántos satélites se ven desde un punto de la superficie del planeta.

La animación muestra la constelación de satélites Galileo, cómo orbitan alrededor de la Tierra y cuántos satélites se ven desde un punto de la superficie del planeta.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galileo_sat_constallation.gif?uselang=es

 

 Sistema de navegación por satélite utilizado en un petrolero: carta naútica electrónicas.

Sistema de navegación por satélite utilizado en un petrolero: carta naútica electrónicas.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Navigation_system_on_a_merchant_ship.jpg?uselang=es