APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "S"

sistema elétrico
Definição1
Combinação de fontes de energia e equipamento de utilização conectado a um ponto de distribuição principal comum.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 135-1002: normas para a elaboração e análise do programa de treinamento de operações para operadores de transporte aéreo regidos pelo RBHA 135. Rio de Janeiro, 2005.
Contexto
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Descrição geral da aeronave: Características de desempenho; Sistema moto-propulsor; Sistemas principais - controles de voo, sistema elétrico, pneumático, hidráulico, eletro-eletrônico, etc. Princípios de operação normal, anormal e de emergência dos sistemas; Integração de sistemas da aeronave; Sistemas de gerenciamento e de controles automáticos de voo; Consumo de combustível e peso e balanceamento da aeronave; Performance e análise de aeroportos específicas da área de operação; Limitações operacionais e padronização de procedimentos; Características meteorológicas da área de operações; Sistemas de navegação e comunicações.
Estas considerações estão limitadas aos casos em que não exista conexão elétrica de alimentação permanente entre o suporte do GPS portátil e o sistema elétrico a aeronave (o uso de adaptador no acendedor de cigarro é permitido, entretanto, a instalação de um acendedor de cigarros, pode ser uma grande modificação) e que também não se use uma antena externa fixa na aeronave.
Subárea
Estrutura da Aeronave