APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "S"

sistema de retenção
Definição1
Sistema instalado no piso de um compartimento da aeronave, que prende o ULD sobre o piso para evitar seu movimento durante o voo.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13537: carga aérea e equipamento de apoio no solo para aeronave – vocabulário. Rio de Janeiro, 2006.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC121EMD00CONS2010NOV .PDF. Acesso em: 18 fev. 2011.
Nota adicional1
O sistema de retenção de carga, isto é, redes, cintas, correntes, amarrações, etc., deve ter resistência suficiente não só para restringir a carga, mas deve também assegurar que a car- ga não se movimente e bloqueie ou dificulte o acesso às saídas de emergência e a qualquer equipamento requerido. O sistema de retenção de carga deve ser projetado e instalado de modo que não haja possibilidade de interferir com os cabos ou outros componentes do sis- tema de comando do avião.
Contexto
(c) Exceto como previsto no parágrafo (c)(3) desta seção, as seguintes proibições são aplicáveis aos detentores de certificado: (1) nenhum detentor de certificado pode permitir que uma criança, em uma aeronave, ocupe um sistema de retenção não aprovado durante decolagens, pousos e movimentos no solo;
Subárea
Estrutura da Aeronave