APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "S"

sistema de navegação inercial
Definição1
Tipo de órbita descrita por todos os corpos celestes, de acordo com as leis de Kepler dos movimentos celestes. Isto de aplica a todos os satélites e espaçonaves, desde que não estejam sob qualquer tipo de força propulsiva, sendo que sua força direcional é dada pelo momento (físico), no instante em que cessa a força propulsiva.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Fonte2
EMBRAER. Technical dictionary english-portuguese. [São José dos Campos], 2001.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 91-001: aprovação de aeronave e operadores para condução de operações PBN. Aprovação de aeronaves e operadores para condução de operações PBN. Brasília, 2012. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS91-001C.PDF. Acesso em: 11 out. 2013.
Contexto
B10.1 A atualização manual da posição é definida como uma técnica que os pilotos utilizam, com o intuito de a ajustar a informação de posicionamento fornecida pelo sistema de navegação inercial (INS) compensando o erro detectado. Neste caso, o erro detectado é a diferença en- tre a informação de posição fornecida por um rádio auxílio e a informação de posição disponibilizada pelo sistema inercial (levando-se em consideração que a informação provida pelo rádio auxílio é a posição correta).
Subárea
Auxílio à Navegação Aérea