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sistema anticolisão de bordo
Definição1
Sistema instalado a bordo da aeronave baseado nos sinais dos “transponders” do radar secundário (SSR), Modo C ou Modo S, que funciona independentemente dos equipamentos instalados em terra, para proporcionar aviso ao piloto sobre possíveis conflitos entre aeronaves dotadas de “transpoder” SSR.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 102-5: endereçamento de aeronaves. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2011.
Definição2
Mais conhecido como TCAS, é a sigla estabelecida pela OACI - Organização de Aviação Civil Internacional para o sistema que mostra ao piloto de um avião a posição relativa de outra aeronave voando nas proximidades, sempre que esta estiver com o transponder em funcionamento. Em caso de ameaça de colisão, o sistema indicará, de forma visual e sonora, uma manobra de subida ou descida, necessária para evitar a colisão. Os sistemas dos aviões se comunicam de tal maneira que, se um avião recebe ordem para subir, o outro receberá para descer ou manter o nível. O ACAS I fornece informações de auxílio às manobras de "ver e evitar", gerando avisos de tráfego (TA), que apenas informam sobre a localização de um ou mais aviões na mesma área. Porém, não inclui a capacidade de gerar avisos de resolução (RA). O ACAS II fornece os avisos de resolução (RA) verticais, indicando ao piloto a necessidade de iniciar uma manobra de subida ou descida para evitar uma colisão iminente, além dos avisos de tráfego (TA). Os sistemas ACAS/TCAS, atualmente, ainda não são capazes de indicar manobras evasivas do tipo curva à direta ou à esquerda, em virtude da complexidade de se avaliar, automaticamente, o impacto que isto traria para os voos em rotas adjacentes.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Definição3
Sistema que utiliza interrogações e respostas de um radar transponder de bordo, provendo orientações de tráfego e, em alguns tipos, orientações de resolução para o piloto. É a denominação dada pela Organização da Aviação Civil Internacional – OACI, para o Traffic Alert and Collision Avoidance System – TCAS.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-32: procedimentos operacionais e orientações de treinamento para pilotos e controlador de tráfego aéreo com relação ao Sistema de Anticolisão de Bordo (ACAS). Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2571. Acesso em: 16 ago. 2011.
Contexto
4.1 PROCEDIMENTOS PARA OS PILOTOS 4.1.1 Os pilotos deverão utilizar os avisos gerados pelo sistema anticolisão de bordo (ACAS) para prevenir potenciais colisões, melhorar o conhecimento situacional, bem como efetuar a busca ativa e obtenção visual do tráfego conflitante.
Imagem

 TCAS integrado no display de navegação (ND).

TCAS integrado no display de navegação (ND).

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Tcas_EU-Flysafe.jpg