APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "S"

sistema aeroportuário
Definição1
É o conjunto de aeródromos brasileiros, com todas as pistas de pouso, pistas de táxi, pátios de estacionamento de aeronaves, terminais de carga aérea, terminais de passageiros e as respectivas facilidades.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2012.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 153: aeródromos - operação, manutenção e resposta à emergência. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC153EMD00.pdf. Acesso em: 20 ago. 2014.
Contexto
(f) O operador de aeródromo deve elaborar e manter no aeródromo o memorial do sistema aeroportuário, contendo: (1) informações gerais do aeródromo: (i) denominação do aeródromo e a(s) principal(is) localidade(s) que atende; (ii) coordenadas geográficas do ponto de referência do aeródromo, determinadas em termos do DATUM de referência do Sistema Geodésico Mundial – 1984 (WGS – 84); (iii) elevação do aeródromo; (iv) elevação de cada cabeceira e do fim de cada pista; e (v) temperatura de referência do aeródromo; (...)