APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "R"

rolamento
Sinônimo - Português
rolagem
Definição1
Rotação parcial ou completa de uma aeronave em torno do seu eixo longitudinal.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Definição2
1 Movimento de um avião ao redor de seu eixo longitudinal. Na orientação de uma aeronave em relaçao ao solo, este movimento é o que se efetua em terceiro lugar em redor do eixo longitudinal para levar os outros dois eixos a sua posição definitiva; o ângulo girado nesse movimento é o ângulo de rolamento. 2 Em pára-quedismo, denomina-se rolamento ao movimento pendular do pára-quedista que pode ocorrer durante a descida, em geral provocado pelo vento ou pelas diferenças de pressão da atmosfera. 3 Qualquer mecanismo destinado a reduzir a fricção entre peças móveis e também fornecer um meio de substituição relativamente barata das peças, de tal modo a não necessitar a eliminação de outras mais caras após o desgaste por fricção. O rolamento pode ser de esferas, de rodetes, de cilindros, etc.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Emenda 01. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC154EMD01.pdf. Acesso em: 12 maio 2014.
Nota adicional1
A rotação completa também é conhecida como tonneau.
Contexto
(c) Após um pouso, o tempo de ocupação da pista tem um efeito significativo na capacidade da pista. As RETILs permitem aos pilotos manter uma boa velocidade de rolamento até ser necessário desacelerar para atingir uma velocidade apropriada ao curvamento em direção a uma pista de táxi de saída rápida. Uma velocidade de rolamento de 60 kt, até a primeira RETIL (barreta de três luzes) ser alcançada, é considerada como ótima.
Subárea
Pilotagem
Narrower Term
rolamento holandês