APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< radar primário | radar primário de vigilância | radar secundário de vigilância >>
Back to: "R"

radar primário de vigilância
Definição1
Sistema de radar que transmite energia eletromagnética em uma determinada direção e capta os sinais de rádio eventualmente refletidos por avião ou qualquer objeto que estiver no caminho da energia transmitida. Os sinais assim refletidos são processados e podem ser visualizados em uma tela própria, semelhante a uma tela de monitor de computador pessoal ou mesmo de um televisor. Estes sinais, também chamados de ecorradares, podem ser utilizados para controlar o tráfego aéreo ou, ademais, para fins de defesa aérea em caso de conflito.
Fonte1
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: controle do espaço aéreo - concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3678. Acesso em: 08 out. 2014.
Contexto
6.2.2.2.7 Radar primário de vigilância será também disponibilizado, onde for requerido, incluindo as TMA de grande movimento, visando suprir informações sobre a aeronave em caso de eventuais falhas nos sistemas de bordo, durante uma fase crítica do voo. Entretanto, a tecnologia de vigilância MSPSR (Multi-Static PSR) já está sendo considerada no âmbito da OACI e poderá ser aplicada no futuro, sempre que houver viabilidade técnica/operacional e uma relação custo-benefício favorável.
Subárea
Telecomunicações Aeronáuticas
Related Term
radar primário
radar secundário de vigilância
Broader Term
radar
Imagem