APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< previsão de aeródromo | princípios de fatores humanos | proa >>
Back to: "P"

princípios de fatores humanos
Definição1
Segundo a OACI, são os princípios que se aplicam à operação, à manutenção, ao treinamento, à especificação e certificação de sistemas aeronáuticos, com o propósito de estabelecer uma interface segura entre o ser humano e os outros componentes do sistema, através da consideração apropriada do desempenho humano.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MCA 63-15 – Proteção ao Voo – Manual de Fatores Humanos no Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB – 2012. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3838 Acesso em: 06 ago. 2014.
Definição2
Princípios que se aplicam ao projeto, certificação, instrução, operação e manutenção com o objetivo de estabelecer uma interface segura entre o componente humano e os outros componentes do sistema, mediante a devida consideração do desempenho humano.
Fonte2
BRASIL. Presidência da República. Decreto n° 7.168, de 5 de maio de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC). Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/DEC2010-7168%20-%20PNAVSE C.mht. Acesso em: 22 jun. 2015.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MCA 63-15: proteção ao voo: manual de fatores humanos no gerenciamento da segurança operacional no SISCEAB. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3838. Acesso em: 06 ago. 2014.
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
Em conformidade com as recomendações da OACI, a DCA 351-2 “Concepção Operacional ATM Nacional” de 2008, do DECEA, ressalta que as novas tecnologias CNS e o, mencionado Conceito Operacional ATM Global ensejam alterações marcantes na tradicional forma de prover os serviços de navegação aérea. A transição e a implementação de novos sistemas, visando à segurança e à eficácia das operações, requerem, entre outras, a aplicação de considerações e conhecimentos em matéria de princípios de fatores humanos. Além disso, ressalta que a introdução dos componentes do Conceito Operacional ATM Global na transição do SISCEAB ao conceito de sistema CNS/ATM acarreta um impacto expressivo ao desempenho do componente humano, tanto em terra como a bordo das aeronaves. Sendo assim, o exercício do conceito de fatores humanos em todo o processo de desenvolvimento e implementação oferece os fundamentos necessários às implementações seguras, constituindo o principal elemento de sucesso em todo o processo.
Subárea
Fatores Humanos