APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< ponta de pá de hélice | ponte de embarque e desembarque | ponto de amarração >>
Back to: "P"

ponte de embarque e desembarque
Definição1
Equipamento que faz a conexão entre o terminal de passageiros (TPS) e a porta da aeronave, possibilitando o embarque e desembarque.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13537: carga aérea e equipamento de apoio no solo para aeronave – vocabulário. Rio de Janeiro, 2006.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 153: aeródromos - operação, manutenção e resposta à emergência. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC153EMD00.pdf. Acesso em: 20 ago. 2014.
Contexto
ABORDAGEM À AERONAVE   (a) O profissional responsável pela operação da ponte de embarque e desembarque deve assegurar que a passarela móvel, quando em sua posição de stacionamento, mantenha as rodas dentro da zona desobstruída.   (b) O profissional responsável pela operação da ponte de embarque e desembarque deve, quando a ponte não estiver acoplada em uma aeronave, manter a passarela móvel na sua posição de origem e fechada.   (c) O profissional responsável pela operação da ponte de embarque e desembarque deve recolher, fechar e travar a passarela fixa da ponte após o seu desacoplamento da aeronave.   (d) O operador de aeródromo deve manter o interior da zona desobstruída da ponte de embarque e desembarque livre da presença de veículos, equipamentos e pessoas.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Imagem

 A Stearns Airport Equipment passenger boarding bridges at Denver International Airport in Denver, Colorado, USA.

A Stearns Airport Equipment passenger boarding bridges at Denver International Airport in Denver, Colorado, USA.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:JetwayDenver.jpg

 

 Pasarelas del Aeropuerto Internacional de Vancouver.

Pasarelas del Aeropuerto Internacional de Vancouver.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:JetwayAtVancouverBC.jpg?uselang=es