APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< perna de través | perna do vento | peso >>
Back to: "P"

perna do vento
Sinônimo - Português
perna a favor do vento
Definição1
Trajetória de voo paralela à pista em uso, no sentido contrário ao do pouso.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição2
Parte do circuito de tráfego de aeródromo, sensivelmente paralela à pista de pouso, com rumo oposto à direção de pouso e anterior à perna-base.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 061-1003: verificação de perícia para concessão de licenças e habilitações. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC061_1003.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Contexto
22 Amerissagens (somente para aeronave anfíbia)   Durante o voo, o examinando deve executar, pelo menos, três pousos usando os procedimentos de tráfego utilizado. Ele pode realizar aproximações partindo da perna do vento, usando potência parcial no começo da aproximação até onde tiver certeza de alcançar o ponto que deseja tocar no solo. Devem ser exigidos pousos com e sem flap e, pelo menos, uma arremetida em voo, em configuração de flap totalmente embaixo, desde que não haja proibições pelas limitações de operação do avião.
Imagem