APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< painel de controle | painel de instrumentos | pairar >>
Back to: "P"

painel de instrumentos
Definição1
Quadro situado diretamente à frente do piloto e no qual estão instalados todos os instrumentos indicadores das condições do avião e dos motores.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 29 abr. 2015.
Contexto
(2) os instrumentos de voo requeridos pelo RBAC 23 e pelas aplicáveis regras operacionais devem ser grupados no painel de instrumentos e centrados, tanto quanto praticável, em torno do plano vertical da visão para frente de cada piloto. Em adição: (i) o instrumento que mais efetivamente indicar a atitude deve ficar na posição central superior do painel; (ii) o instrumento que mais efetivamente indicar a velocidade deve ficar adjacente e diretamente à esquerda do instrumento colocado na posição central superior do painel; (iii) o instrumento que mais efetivamente indicar a altitude deve ficar adjacente e diretamente à direita do instrumento colocado na posição central superior do painel; e (iv) o instrumento que mais efetivamente indicar a direção do voo deve ficar adjacente e diretamente abaixo do instrumento colocado na posição central superior do painel.
Imagem

 The cockpit of a Slingsby T-67 Firefly two-seat light airplane. The flight instruments are visible on the left of the instrument panel.

The cockpit of a Slingsby T-67 Firefly two-seat light airplane. The flight instruments are visible on the left of the instrument panel.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Slingsby.t67c.panel.g-bocm.arp.jpg