APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< navegação estimada | navegação por área | neblina >>
Back to: "N"

navegação por área
Definição1
Método de navegação que permite operação de aeronaves em qualquer rumo ou direção desejada, dentro da cobertura de sinais de navegação da estação de referência, ou dentro dos limites de capacidade do sistema completo; (ICAO) um método de navegação que permite à aeronave operar em qualquer trajetória de voo desejada, dentro da cobertura da estação de referência como auxilio à navegação ou dentro dos limites de capacidade autocontidos nos auxílios, ou ainda, a combinação de ambos.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Definição2
Um método de navegação que permite a operação de uma aeronave em qualquer curso desejado dentro da área de abrangência dos sinais de um auxílio à navegação ou dentro das limitações da capacidade do sistema de navegação de bordo.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição3
Método de navegação que permite a operação de uma aeronave em qualquer rota ou curso desejado dentro da área de abrangência dos sinais de um auxílio à navegação ou das limitações de capacidade do sistema de navegação de bordo.
Fonte3
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte4
EMBRAER. Technical dictionary english-portuguese. [São José dos Campos], 2001.
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Subárea
Navegação Aérea