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motor
Definição1
O conjunto básico motor e seus acessórios, como supridos pelo fabricante; máquina; uma maquina que produz força para realizar trabalho, em particular aquela que converte calor em força mecânica. O termo “engine” deve ser usado em referência à unidade de força de um veículo e o termo “motor” deve ser usado em referência a motores elétricos; máquina; locomotiva; motor; engenho; bomba de fogo; instrumento.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Definição2
Motor aeronáutico significa um motor que é usado ou que se pretende usar para propelir uma ae- ronave. Inclui turbo-alimentadores, dispositivos e controles necessários ao seu funcionamento, mas exclui hélices e rotores. A menos que explicitado diferentemente no texto, o motor aeronáutico é referido nos RBAC apenas como "motor". Existem dois tipos básicos de motor aeronáutico: con- vencional e a turbina:   (1) motor convencional significa um motor aeronáutico no qual pistões, que se movem dentro de cilindros, acionam um eixo de manivelas que, diretamente ou através de uma caixa de redução, aciona uma hélice (aviões) ou um rotor (aeronave de asas rotativas);   (2) motor à turbina significa um motor aeronáutico cujo funcionamento se dá através de uma turbina a gases. Os motores à turbina dividem-se, basicamente, em três diferentes tipos:   (i) motor turboélice é um motor projetado para acionar uma hélice responsável pela pro- pulsão do avião; a participação dos gases de escapamento nessa propulsão, quando existe, é mera- mente residual;   (ii) motor turboeixo é um motor projetado para acionar o rotor de uma aeronave de asas ro- tativas; os gases de escapamento não têm nenhuma participação no processo; e   (iii) motor à reação ou motor turbojato é um motor projetado para aviões que utiliza a ex- pansão dos gases para propulsionar o avião. Inclui os motores denominados turbofan
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda 02. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/RBAC01EMD02.PDF. Acesso em: 30 jun. 2014.
Contexto
Não há meios para detectar a densidade de uma nuvem de cinza vulcânica ou a distribuição do tamanho de suas partículas, bem como o seu impacto subseqüente no funcionamento do motor e na integridade da aeronave.
Subárea
Motores
Subárea2
nacele do motor
parada de motor em voo
razão de pressão do motor
rotação do motor
turboeixo
turbofan
Related Term
rotor principal
Narrower Term
berço do motor
gicleur
mancais
motor-foguete
motor a quatro tempos
motor a reação
motor a turbina
motor à turbina a gás
motor aeronáutico
motor aeronáutico comercial
motor aeronáutico comercial do tipo turbina
motor alternativo
motor com cilindros em linha
motor convencional
motor crítico
motor de altitude
motor de aviação
motor de cilindros axiais
motor de cilindros opostos
motor de combustão interna
motor de eixo duplo
motor de empuxo orientável
motor de ignição por compressão
motor de nível do mar
motor de pistões opostos
motor de reação
motor de rotação para a direita
motor de sobre compressão
motor de turbina com derivação de fluxo
motor de turbina de contracorrente
motor em seta
motor em V
motor em X
motor invertido
motor radial
motor superalimentado
motor turbina de compressão composto
motor turboeixo
motor turboélice
motor turbofan
motor vertical
tubo venturi