APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

altitude mínima de área
Definição1
A AMA representa a mais baixa altitude a ser utilizada, sob condições meteorológicas por instrumentos (IMC), que irá prover uma liberação mínima de 1.000 ft ou 2.000 ft, em regiões consideradas montanhosas, sobre todos os obstáculos localizados no quadrilátero. Considera-se área montanhosa a área cujo perfil do terreno sofra modificações que excedam 3000 ft de elevação, dentro de um raio de 10 NM.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MACAR: manual de confecção de cartas aeronáuticas. Cartas IFR. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=4014. Acesso em: 08 out. 2014
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MACAR: manual de confecção de cartas aeronáuticas. Cartas IFR. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=4014. Acesso em: 09 jun. 2014
Nota adicional1
As distâncias serão expressas em milhas náuticas (NM), as elevações, em pés (FT), e as altitudes mínimas de áreas em centenas de pés (FT).
Nota adicional2
Sigla em inglês: AMA.
Nota adicional3
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
7.7 ALTITUDE MÍNIMA DE ÁREA   7.7.1 Quando a carta for desenhada em escala, a AMA será apresentada dentro de quadriláteros, formados por paralelos e meridianos. Dependendo da escala selecionada para a carta, os quadriláteros formados por paralelos e meridianos, normalmente, correspondem a meio grau de latitude e longitude.
Subárea
Navegação Aérea
Broader Term
altitude