APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "M"

mastro
Definição1
1 Elemento que tem função semelhante ao eixo do rotor do helicóptero. O mastro é usado em giroaviões (autogiros e certos tipos de helicópteros); 2 Balancim saliente situado na empenagem para ligação dos cabos das bielas; 3 Qualquer objeto, ponto ou localização específica onde são realizadas ou focalizadas as viragens de um avião. É bastante comum a edificação de uma estrutura vertical, bem marcada por tintas de colorido berrante e que é utilizada em corridas aéreas.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 66-2: requisitos básicos para os sistemas de aterramento e proteção contra surtos em instalações do SISCEAB. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/view.cfm?id=3375. Acesso em: 12 set. 2011.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 061-1003: verificação de perícia para concessão de licenças e habilitações. Rio de Janeiro, 2005.
Nota adicional1
Elemento que tem função semelhante ao eixo do rotor do helicóptero. O mastro é usado em giroaviões (autogiros e certos tipos de helicópteros).
Contexto
3.2.3.2 O sistema de captação tem a função de receber o raio. O tipo mais conhecido, atualmente, é o Franklin, composto de um captor de quatro pontas montado sobre um mastro cuja altura deve ser calculada conforme as dimensões da edificação e do nível de proteção exigido. Os captores Franklin DEVERÃO ser utilizados no topo de edificações, mais especificamente, em caixas d’água, postes e torres metálicas. De acordo com o comprimento, largura, altura e forma da edificação mais de um captor Franklin DEVERÁ ser usado. Ressalta-se que o método para o dimensionamento do subsistema captor que usa pára-raios Franklin DEVERÁ ser o da Esfera Rolante (Eletrogeométrico).
Subárea
Aeronaves de Asas Rotativas
Narrower Term
mastro de antena