APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< inclinômetro absoluto | incursão em pista | incus >>
Back to: "I"

incursão em pista
Definição1
Toda ocorrência em aeródromo constituída pela presença incorreta de aeronave, veículo ou pessoa na zona protegida de uma superfície designada para o pouso ou para a decolagem de uma aeronave. NOTA: Para efeito de RI, considera-se zona protegida a própria pista ou a parte nivelada de uma faixa de pista, a zona livre de obstáculo na área de manobras, principalmente nos pontos de espera e nas vias destinadas aos veículos terrestres.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-25: preservação e reprodução de dados de revisualizações e comunicações ATS. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3521. Acesso em: 16 ago. 2011.
Fonte3
HIPARC GEOTECNOLOGIA. Alertas de segurança operacional ASO-03-2015-Pag 1; 12-MAR-15. Disponível em http://www.hiparc.com.br/index.html. Acesso em 17 mar. 2015.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-16: Programa de prevenção de acidentes aeronáuticos do departamento de controle do espaço aéreo para 2014. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4009. Acesso em: 18 mar. 2015.
Nota adicional1
Um "incidente de superfície" é um movimento não autorizado ou não aprovado dentro da área de movimento, que não seja classificado como incursão em pista, mas que seja associado com a operação de uma aeronave e que afete ou possa afetar a segurança de voo.
Nota adicional2
Fontes de eventos de incursões de pista: Incidentes operacionais: Ação de um Controlador de Tráfego Aéreo que resulte em separação inferior aos mínimos entre duas ou mais aeronaves, iu entre aeronaves e obstáculos (veículos, equipamentos, pessoas ou pistas), ou autorização de decolagem e pouso em uma pista fechada. Desvios da tripulação: Ação d eum piloto que viola as Regras da Aviação. Exemplo: Um piloto cruza uma pista sem autorização quando taxiando em direção ao Gate. Desvios de pedestres e veículos: Pedestres ou veículos que adentram em qualquer parte da área de movimento (pistas de pouso e decolagem e pistas de táxi) sem autorização do controle de tráfego aéreo ou equivalente.
Nota adicional3
Categorias de incursão em pista: Acidente: incursão em pista que resultou em uma colisão entre aeronaves/pessoas/veículos/objetos. Categoria A: incidente sério em que a colisão foi evitada por pouco. Categoria B: incidente em que a separação entre as aeronaves diminuiu e existe um potencial significativo de colisão que pode resultar em um tempo reduzido para uma resposta corretiva ou evasiva para evitar a colisão. Categoria C: incidente caracterizado por um tempo maior para a ação corretiva ou evasiva. Categoria D: incidente que satisfaz a definição de incursão em pista, mas sem necessidade de ação corretiva.
Contexto
2.6.1 A análise das ocorrências de incursão em pista tem proporcionado aos responsáveis pela segurança operacional, por meio da investigação desses eventos, o conhecimento de fatores contribuintes revelou a necessidade de disseminar recorrentes. Esta constatação procedimentos para mitigar ocorrências de RI entre os principais agentes envolvidos nas operações em aeródromo, quais sejam: Administração Aeroportuária, Órgãos ATS e Empresas Aéreas. Apesar da maioria das incursões não se caracterizarem como incidentes de tráfego aéreo, existe potencial de perigo para que isso aconteça ou que possa gerar condições para tal.
Subárea
Segurança da Aviação/Operacional