APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "H"

hora média de Greenwich
Sinônimo - Português
hora-z hora de Greenwich hora TCG hora zebra hora zulu
Definição1
Hora solar no meridiano de Greenwich.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-1: glossário de termos técnicos de aviação civil. Rio de Janeiro, 1989.
Definição2
Hora local no meridiano de Greenwich medida por referência ao sol médio. É o ângulo medido no pólo, ou ao longo do equador, ou do equinócio (e convertido em hora) desde o ramo inferior do meridiano de Greenwich em direção oeste por 360º, até o ramo superior do círculo horário que passa através do sol médio (antigamente chamada de hora civil de Greenwich).
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MCA 102-7: manual do serviço de telecomunicações do Comando da Aeronáutica. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3977. Acesso em 27 jun. 2014. Acesso em: 27 jun. 2014
Contexto
15.2.7 HORAS Todas as horas serão dadas pela Hora Média de Greenwich (GMT), a não ser que a pergunta ou resposta indique o contrário. Ex.: QTR 1417 Significado: A hora certa é 1417 UTC.
Subárea
Controle de Tráfego Aéreo
Imagem

 Greenwich clock with standard measurements.

Greenwich clock with standard measurements.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Greenwich_clock.jpg