APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< gerenciamento de crise | gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo | gerenciamento de recursos de tripulação >>
Back to: "G"

gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo
Definição1
Gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (ATFM) – Aplicação de medidas Estratégicas, Pré-táticas e Táticas destinadas a organizar e orientar o fluxo de tráfego aéreo de tal modo que a totalidade do tráfego seja organizado, a todo o momento e em qualquer parte do espaço aéreo ou aeródromo, e seja compatível com a capacidade do Sistema ATM.
Fonte1
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Definição2
Um dos segmentos do gerenciamento de tráfego aéreo que visa assegurar que a capacidade dos órgãos ATC seja plenamente utilizada, com o intuito de garantir um fluxo de tráfego seguro, ordenado e rápido e, simultaneamente, assegurar que a capacidade declarada do sistema de controle de tráfego aéreo jamais seja ultrapassada.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 53-4: PRENOTAM. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3610. Acesso em: 16 ago. 2011.
Contexto
4.4 CGNA   4.4.1 É da competência do Chefe do CGNA a expedição de PRENOTAM sobre ocorrências temporárias relativas a: a) gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo – adoção de medidas, desde que previamente coordenadas com o órgão operacional responsável pela área em que tais medidas serão implantadas, que visem contribuir com a segurança, o ordenamento e a fluidez do tráfego aéreo, pela garantia de que a expectativa de demanda esteja balanceada com as capacidades praticadas;