APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

abrasivo
Definição1
Material natural ou artificial usado para esmerilhar e polir. Abrasivos naturais incluem o diamante, esmeril, corindon, arela, granada prensada, quartzo, tripoli e pedra pome. Os artificiais são feitos de materiais naturais, geralmente carboneto de silicone ou óxido de alumínio.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 145: organizações de manutenção de produto aeronáutico. Emenda 01. Brasília, 2014. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC145.pdf. Acesso em: 24 jun. 2014.
Contexto
(3) Classe 3: Acessórios eletrônicos que dependem do uso de válvulas eletrônicas, transistor ou dispositivos similares, incluindo sistemas de entretenimento em voo, controles de superalimentador, de temperatura e ar condicionado ou controles eletrônicos similares. (g)-I Categoria Serviços Especializados: Classe Única – Atividades específicas de execução de manutenção que a ANAC julgar procedente caso não esteja sob outras certificações de organização de manutenção, por tipo de serviço (ex.: ensaios não destrutivos, serviços de soldagem, pintura, pesagem de aeronaves, trabalhos em revestimentos de tela, serviços especializados em pás de rotores, análises de vibração e balanceamento dinâmico, análises de performance, serviços de tapeçaria e interiores, , inspeções e testes do sistema anemométrico, inspeção boroscópica, lavagem de compressores de motores à reação, banhos galvânicos, shot peening, limpeza por jateamento abrasivo, inspeção por ataque ácido, inspeções/ensaios de vasos de pressão).
Subárea
Manutenção Aeronáutica