APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< airshow | ajuste de altímetro | ajuste de passo >>
Back to: "A"

ajuste de altímetro
Definição1
Leitura da pressão barométrica usada para ajustar um altímetro de pressão para as variações de pressão existentes na atmosfera ou o ajuste de um altímetro para a pressão padrão; pressão barométrica fornecida em milibares ou polegadas, para ajuste do altímetro; as leituras para ajuste de altímetro são transmitidas em boletins meteorológicos, serviços automáticos de informação terminal, controles de aproximação e torres de controle.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Fonte2
EMBRAER. Technical dictionary english-portuguese. [São José dos Campos], 2001.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-37: serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3954. Acesso em: 06 ago. 2014.
Contexto
NOTA 1: O altímetro de pressão, calibrado de acordo com a atmosfera padrão, indicará: a) altitude - quando ajustado para " ajuste de altímetro" (QNH); b) altura - quando ajustado para " ajuste a zero" (QFE); e c) nível de voo - quando ajustado para a pressão de 1013.2 hectopascais (QNE). NOTA 2: Os termos " altura" e "altitude", usados na NOTA 1, referem-se a alturas e altitudes altimétricas em vez de geométricas.
Subárea
Instrumentos de Voo